sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pasteis de Bacalhau

Também pode fazer pasteis de bacalhau na Actifry, ficam bem sequinhos visto que não são mergulhados em óleo como se faz com o processo tradicional de fritar os pasteis.
Foram o meu jantar de hoje.


Os pastéis de bacalhau são um prato típico português feitos sobretudo de batata, bacalhau, ovos e salsa.
Estes são fritos e servidos como aperitivos ou mesmo como uma refeição, a acompanhar um prato de arroz.

Ingredientes:
Pastéis de Bacalhau congelados
1 fiozinho de azeite

Confecção:
Retirar a pá da Actifry e cobrir o buraco com uma forma.
Colocar os pastéis de bacalhau na Actifry e regar com 1 fiozinho de azeite.
Programar a Actifry durante 20m a 25m ou até ficarem dourados.
Virar a meio do tempo.

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Strogonoff na Actifry

Circulam na net várias receitas de Strogonoff feito na Actifry, todas a apontarem umas para as outras, até que uma delas diz que a receita veio da revista Tele-Culinária.



Vamos a um pouco de história sobre o nome deste prato...
O Strogonoff é um prato de origem russa, em russo строганов, com origem no século XIX, composto por cubos de carne bovina acompanhados de um molho de natas.

Elena Molokhovets, uma conhecida chef de cozinha russa, mostrou, em seu livro Um presente para jovens donas de casa (em russo Подарок молодым хозяйкам), a primeira receita conhecida para Govjadina po-strogonovski, s gorchitseju ("Estrogonofe de carne com mostarda") que consistia de cubos empanados de carne num molho de mostarda e um caldo de legumes (bouillon) finalizado com uma pequena porção de creme azedo (sour cream), sem cebolas ou cogumelos adicionados a receita.
Uma receita de 1912 adicionou cebolas, e extrato de tomate sendo servida também com batatas-palito, que são consideradas uma tradicional "decoração" para comida na Russia.[1] A versão dada em 1938 na Larousse Gastronomique incluia bife em tiras e cebolas, com mostarda ou extrato de tomate opcionais.
Após a queda do Império Russo, a receita se popularizou em hoteis e restaurantes da China antes do início da II Guerra Mundial. Imigrantes russos e chineses, assim como servidores estadunidenses que trabalhavam na China pré comunista, foram responsáveis em trazer diversas variações a receita tradicional, bem como, por tonar a receita popular a partir dos anos 50.
Na França recebeu os Champignons e foi prato sofisticado do restaurante Maxim's, embora hoje tenha se popularizado, não tendo mais seu antigo grande prestígio junto aos gastronomia.
Com a sua popularização, em alguns países é possível observar o preparo de panquecas ou batatas assadas (tipo inglesas) com Estrogonofe. As muitas variações da comida incluem: com vinho, com milhos, com ketchup ao invés de extrato de tomate e etc.

Existem várias explicações para o nome desse prato, presume-se que seja derivado do nome de algum membro da grande e importante família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff ou Odessa ou o diplomata, Conde Pavel Stroganov.[2]. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família.

Fonte: texto baseado em informação retirada da wikipedia

Ingredientes:
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de azeite (colher da Actifry)
500 g de tiras de bife de vaca
1 lata de cogumelos laminados
1 colher mal cheia de Mostarda (colher da Actifry)
3 colheres de polpa de tomate (colher da Actifry)
2 pacotes de natas
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:
Colocar a cebola e os alhos picados na Actifry, regar com o azeite e marcar 6 minutos.
Juntar os bifes, o sal, a pimenta e marcar mais 6 minutos.
À parte, misturar as natas com a polpa de tomate e a mostarda.
Juntar os cogumelos aos bifes e a mistura de natas com tomate e mostarda e marcar mais 5 minutos.
Servir imediatamente com acompanhamento a gosto.